Se você acha que é preciso muito dinheiro para equilibrar seu orçamento, está enganado. Basta organizar e planejar. Colocar as finanças em dia é o primeiro passo para realizar seus sonhos e projetos.
Quer começar hoje? Então confira essas cinco dicas da planejadora financeira pessoal Viviane Ferreira em entrevista ao Tua Casa. Com eles, você poderá equilibrar sua conta.
Leia também: 6 Dicas para Organizar as Finanças Pessoais
Saiba exatamente como você gasta seu dinheiro
Anote todas as suas despesas diárias em uma planilha em seu laptop, computador ou aplicativo móvel. Comece com os mais importantes, como aluguel e serviços públicos. Não deixe de fora nem as menores coisas. Mesmo se você pagar com cartão de crédito, é importante tomar nota de cada item.
Dessa forma, no final do mês você saberá quanto está gastando em cada despesa. De supermercados a combustíveis, passando por lanches e refeições fora de casa, passeios, roupas, farmácias, contas de luz e água, e muito mais.
Saiba quanto você ganha
“Pode parecer estranho, mas já vi muita gente que não sabe exatamente qual é a sua renda e salário”, disse Vivian Ferreira ao Tua Casa.
De acordo com os planejadores, é importante saber o valor que você recebe e a data em que o recebe. Só então você pode providenciar o pagamento após o recebimento do pagamento. Evitando assim pagar juros e ter uma conta negativada.
Conheça sua situação financeira
Se você tem dívidas, atrasadas ou não, precisa saber exatamente quanto deve e quanto. A dica é fazer uma planilha com as seguintes informações:
- Dívida total;
- O número total de parcelas;
- O número de parcelas pagas;
- O número de parcelas;
- O valor total a pagar;
- O valor da taxa de juros mensal.
Dessa forma, você poderá priorizar quais dívidas devem ser quitadas primeiro. A dívida com a maior taxa de juros deve ser eliminada primeiro. Em seguida, livre-se das coisas que mais importam para o seu orçamento. Por fim, a menor e mais longa dívida.
Acompanhe seu orçamento mensalmente e planeje o próximo
Viviane sugeriu que é necessário avaliar mensalmente as informações de custo de cada item do orçamento. Analise se os valores são compatíveis, exagerados ou podem ser alterados.
Por exemplo, se você sabe quanto gasta no supermercado em um mês, pode avaliar se pode cortar alguns itens e gastar menos no mês seguinte. Se você estiver fazendo compras semanais, vale a pena dividir o valor mensal em quatro e limitar cada compra a esse valor máximo. A economia irá surpreendê-lo.
Leia também: 7 dicas para resolver a falta de tempo para organizar as finanças
Elimine dívidas e invista seu dinheiro
Antes do início do mês, preveja todas as despesas para as próximas semanas com base no mês anterior. Avalie se você pode reduzir seus custos e se há algum custo adicional, como consultas médicas ou anuidades como IPTU ou IPVA.
Outra coisa importante no orçamento são os ajustes de aluguel. Acontece todos os anos no aniversário do seu contrato. A boa notícia é que, uma vez alterado, esse valor permanece o mesmo por 12 meses.
Depois de escrever tudo, faça as contas. Se você decidir que sobrará fundos, separe esse recurso e aplique-o em seus investimentos preferidos. Invista quando conseguir, afinal, há um turbilhão à mão, como diz o ditado.
Se você seguir esses cinco passos, verá que manter suas finanças em dia é mais fácil do que imagina!
Fontes: meulugar.quintoandar.com.br